sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Quanto do hebrewismo sobreviveu nos cultos afro-diaspora?

Africa, Africa....continente africano, representada por 53 países, culturas diversificadas, por lá passaram e viveram grandes personagens da história biblica assim como... Moisés, Abraham, e mesmo Yahoshua o nosso Messiah...

Africa era conhecida pelos seus ancestrais como Akebu-lan (berço da humanidade) terra-mãe ou jardim do Edén.

mas o que realmente sabemos sobre este Continente?

A maioria dos “chamados escritores sobre a Africa” não nos relatam boas noticias sobre este continente, talvez pelo fato desses amadores, não terem um contacto direto com a população.
A  maioria deles já chegam ao continente, “ temerosos de doenças”, ‘escoltados, ‘tirando fotos de jatinhos, sem nenhum ou muito pouco contacto com os seus habitantes, e depois os livros , as matérias que eles escrevem são quase todas baseeadas em teses, “o que eles ouviram dizer”, mas a realidade é bem diferente do que eles escrevem, são livros de .. eu ouvir falar, me contaram... etc...

eu mesma desde a minha infancia só ouvia falar de mazelas, fomes, destruição, doenças, epidemias, são poucos os que realmente nos trouxeram algum tipo de informação positiva sobre este continente, mas será que não existe nenhuma boa noticia originária deste solo?
Isto é o que vamos aprender com alguém que viveu lado a lado com os habitantes deste Continente, esse escritor de abençoada memoria, penetrou no profundo deste solo e foi sensivel ao perceber que africa não é o que costumamos ouvir de alguns  que costumam taxa-los de animistas, canibais, desalmados, politeistas, sim eu mesma também fiquei surpresa ao perceber as palavras de Joseph Williams ao relatar em seu livro Hebrewism of west africa, que os africanos ao contrário do que a maioria pensa não são politeistas, e sim monoteistas.

segundo estudos desse mesmo autor que viveu lado a lado com diversas camadas da sociedade africana ele percebeu que os africanos de uma maneira geral creem em um único Ser Surpremo e este ser vive rodeados de entidades subalternas que estão a seu dispor no que diz aos cuidados da natureza e que eles geralmente costumam prestar algum tipo de honra a essas entidades, mas eles só reconhecem um unico ser Supremo o Criador, que segundo a descrição deles é o próprio YAH a quem nós temos anunciado constantemente em nosso Blog.

Para mim também foi uma surpresa ao ler o relato de que foram os cristãos missionários que forçaram a eles a a doutrina da trindade (Deus pai, deus filho e deus espirito), até então desconhecida entre eles e até hoje muitos dos africanos tem dificuldade de entender já que nem mesmo os cristãos conseguem entender e explicar essa doutrina tão confusa.
Eles forçam aos africanos entenderem algo que nem eles mesmos conseguem entender.

Um bom livro que esclarece muito bem a doutrina do cristianismo e no que ela é baseada chama-se:
 As duas babilonias de Alexander Hislop

Abaixo algumas narrativas retiradas do próprio livro HEBREWISM OF WEST AFRICA do escritor Joseph Williams *Hebrewismo da africa Ocidental*

“ Eu estou convecido de que o conceito na mente dos ashantis, de um único Ser Supremo, não tem nada a ver com a influencia dos missionãrios, e nem pode ser concebida pelo contacto com os cristaos nem com os muçulmanos” ... E mais uma vez: “O conceito desse Ser Supremo que foi imbutido na mente dos ashantis de uma maneira geral é descrito á YAH o Ser Supremo dos israelitas.. Pag. 72

.... “Conversei com diversos negros de diversos niveis e em diversas situações, sobre o conceito da fé deles, e posso dizer sem a menor sombra de dúvida, que a crença em um único Ser Supremo, e um estágio futuro de recompensas e punições é universal entre eles. Pág.345

Westerman em seu livro..Os conceitos de Deus encontrados na africa ocidental diz: Os negros creem que há um unico Ser Supremo e que este Ser vive rodeado de entidades subalternas que zelam pela natureza e pelo bem estar da humanidae , cada um tem a sua respectiva função.

“...R.E. Dennett, rejeita também por completo a idéia de que os negros se desenvolveram gradualmente de um estado de fetichismo ou qualquer outro conceito do Criador somente nos dias atuais. Muito pelo contrário, ele é da opinião de que “ os negros de uma forma geral não perderam o conhecimento de um único Ser Supremo o qual ao longo dos tempos herdaram de seus antepassados”. E ele acrescenta” Pelos estudos que tenho feito aos longos dos tempos... essa superstição chamada fetichismo, de certa forma, cresceu imposta sobre o puro conhecimento que eles certamente possuiam. Pág.349

J.Williams diz....“Portanto, nós concluimos que , o Ser Supremo não só dos Ashantis e de suas tribos aliadas, mas sim o mais provavelmente de toda a terra dos negros de uma forma em geral, não é o mesmo Deus dos cristãos, o qual comparado a dados recentes, foi sobreposta à várias crenças tribais pelos ministros do evangelho: Mas, sim  YAH, o Ser Supremo dos hebreus e também dos hebreus do periodo pré- exilio, que suplantou o conceito anterior de divindade na mente da Africa (Um unico Ser Supremo) ou então clarificou e definou a idéia monoteistica original que pode ter estado adormecida durante muitos séculos, ou mesmo talvez tenha sido enterrada por um tempo em uma confusão inexplicavél do politeismo e da superstição . Pág.355

Há várias pessoas que nunca ouviram falar nos hebreus africanos, não tem sequer conhecimento de que foi na Africa que toda a história dos hebreus teve inicio, as escrituras nos relatam várias vezes que os filhos de Israel desciam ao Egito, e novamente subiam para Israel, eram idas e vindas a terra do Egito.
Yahoshua também esteve no Egito quando ainda criança com a sua mãe e José.

Mas, quantos dias será que dura essa jornada de Israel ao Egito?

Segundo alguns escritores uma jornada á pé do Israel ao Egito dura em torno de 10 a 14 dias. Israel é vizinho do Egito, raramente lemos que eles atravessavam de Israel para o Egito de animais ou carros, a maior parte da jornada era feita a pé, será que agora voce conseguiu acordar que Egito é no norte da Africa e que israel era tão pertinho do Egito que dava pra ir a pé?
ou seja nos tempos biblicos, Egito era uma extensão de Israel.

Genesis 15.13 nos diz que Egito é parte da terra de Israel, e agora? Será que nossos antepassados hebreus estiveram o tempo todo na Africa? Tirando os exilios é claro?

Sem a construção do Canal de Suez em 1867 podemos afirmar que Israel e Egito era uma massa continua de terra.

Mais tarde foi que Israel passou a ser localizado no "oriente médio".

Abaixo algumas poucas referencias de alguns hebreus da Africa, a maioria deles ainda é taxado de judeus negros pelos escritores, pois os nossos opressores se recusam a reconhecer a verdade e porisso tive que fazer algumas adaptações dos textos retirados da Wikipedia

Os hebreus da Africa ...Wikipedia (parcial)....

Desde os tempos bíblicos, o povo hebreu tinha laços estreitos com a África, começando com a jornada de Abraão no Egito, e depois do cativeiro israelita sob os Faraós.
Algumas comunidades israelitas na África estão entre as mais antigas do mundo, datando de mais de 2700 anos. Os hebreus africanos têm uma diversidade étnica e religiosa. As comunidades hebraicas africanas incluem:

* Grupos de africanos dispersos que não têm mantido contato com a comunidade judaica desde os tempos antigos, mas que afirmam serem descendentes do antigo Israel ou mantém outras conexões com o judaísmo.
Estes incluem:

Grupos como o dos Lemba, muitos dos quais praticam o cristianismo, mas tem preservado alguns rituais e costumes. Acredita-se ser de origem hebraica.
Neste grupo também foi encontrado traços genéticos relacionados aos hebreus biblicos, reforçando assim, suas reivindicações de ascendência hebraica.

Embora nem todos os hebreus Africanos são praticantes do hebrewismo, a maioria das práticas encontradas nas comunidades hebraicas africanas são de origem judaicas ortodoxas.

Comunidades hebraicas antigas
As comunidades mais antigas de hebreus Africano conhecido no mundo ocidental são a dos hebreus etíopes,.

Desconhecidos no Ocidente até bem pouco tempo as comunidades dos hebreus africanos como, Lemba (Malawi, Zimbabwe, África do Sul e do Norte). Alguns entre os ibo da Nigéria, o Annang / Efik / Ibibio de Akwa Ibom e Cross River Estado da Nigéria, Camarões e Guiné Equatorial)

Na Etiopia:
Há os hebreus etiopes e também a comunidade Beit Avraham

Na Etiópia, a comunidade conhecida como Beit Avraham tem cerca de 50.000 membros.
Esta comunidade também reivindica a herança hebraica. Diversos estudiosos acreditam que eles se separaram da comunidade Beta Israel há vários séculos, aonde quase extinguiu ou ficou oculto os seus costumes hebraicos, e exteriormente adoptaram o cristianismo Ortodoxo Etiope.

Além disso, alguns migraram para a área longe do domínio muçulmano no norte da África.
Lemba
Os Lemba são um povo hebreu no sul da África. Embora eles falam línguas Bantu similar aos seus vizinhos, eles têm práticas religiosas específicas semelhantes aos do judaísmo e de outras tradições semitas. Eles também têm uma tradição de ser um povo migrante, com pistas que apontam para uma origem de hebreus iemenitas.

Os hebreus ibo da Nigéria é um dos componentes do grupo étnico ibo. Dizem que migraram da Síria, da Líbia e os israelitas Português na África Ocidental. Os registros históricos mostram que essa migração começou cerca de 740 dC.

De acordo com Nair (1975), no início da história da Nigéria, o povo Efik (pessoas de idade Calabar Unido foram muitas vezes referida como Efik Eburutu. Eburutu sendo um termo que surgiu como resultado da currupção da palavra hebraica Ututu. Ututu sendo um dos primeiros povoados do povo Efik no litoral sudeste da Nigéria. Portanto, o Efik / Ibibio / Annang eram grupos de pessoas conhecidas na pré-história como sendo de origem hebraica que se estabeleceram em Ututu.

missionários europeus que chegaram em suas terras no início de 1400 AD chamaram suas práticas religiosas de "tradicionais". No entanto, eles identificam as suas práticas religiosas e patrimônio com os hebreus. Acredita-se que sejam membros do Reino do Norte de Israel, que saiu antes do cativeiro da Babilônia e migrou para o Efik / Ibibio terra Annang / da Nigéria, do Egito, através da Etiópia e Sudão. Eles têm sinagogas ativas na área. serviços Sinagoga (Shabbat Services) da região da Nigéria, pode ser visto na internet, e no canal do YouTube.

Camarões
Os créditos de uma presença Hebraica nos Camarões são feitos pelo rabino Yisrael Oriel. Rabino Oriel, ex-Bodol Ngimbus, nasceu na tribo Ba-Saa. A palavra Ba-Saa, disse ele, vem do hebraico para "uma viagem" e significa bênção. Rabino Oriel alega ser um levita descendente de Moisés.
Rabino Oriel afirma que em 1920 havia 400 mil 'Israelites' em Camarões, mas por volta de 1962 o número baixou para 167 mil, devido à conversão ao cristianismo e ao islamismo..

O maior influxo de hebreus para a África veio depois da Inquisição espanhola e expulsão dos hebreus da Espanha em 1492, e Portugal e na Sicília logo em seguida. Muitos desses hebreus se estabeleceram no norte da África.

São Tomé e Príncipe
Além disso, o rei D. Manuel I de Portugal exilou cerca de 2.000 crianças hebreias para São Tomé e Príncipe, por volta de 1500. A maioria morreu, mas no início dos anos 1600 ", o bispo local notou com desgosto que ainda havia observâncias hebraicas na ilha e retornou a Portugal por causa de sua frustração com eles." Embora as práticas hebraicas desapareceu ao longo dos séculos seguintes, há pessoas em São Tomé e Príncipe que estão cientes da queda parcial desta população.

Mali
Existem milhares de pessoas de inegável ascendência hebraica em Timbuktu, Mali. No século 14 muitas mouros e hebreus, fugindo da perseguição na Espanha, migraram para o sul para a área de Timbuktu, em que parte do tempo do império Songhai. Askia Muhammed chegou ao poder na região anteriormente tolerante de Timbuktu e decretou que os hebreus deveriam se converter ao islamismo ou seriam mortos; Hebreísmo tornou-se ilegal em Mali, assim como na Espanha católica no mesmo ano. Como disse o historiador Leo Africanus em 1526: "O rei (Askia) é um inimigo declarado dos hebreus.

Costa do Marfim
Existe uma comunidade extremamente pequena de hebreus na Côte d'Ivoire. Na história, a maioria dos hebreus da Côte d'Ivoire emigraram para as proximidades de Ghana e se instalaram lá.

Ghana
A Casa de Israel comunidade de Sefwi Wiawso afirmam que seus antepassados são descendentes de hebreus que migraram para o sul através da Côte d'Ivoire. A prática do hebrewísmo na comunidade, no entanto, remonta apenas ao início dos anos 1970.

Quénia
Uma comunidade emergente relativamente pequeno vem se formando no districto de Laikipia , Kenya, abandonando suas crenças cristãs em troca do hebrewísmo. Atualmente existem cerca de 5.000 praticantes do hebrewismo . Este grupo tem ligações com o movimento dos Hebreus israelitas. Existem também alguns entre os grupos étnicos no Quênia que alegam serem parte de uma das tribos perdidas de Israel .

Nigéria
Além das comunidades hebraica estabelecida na Nigéria descrito acima, outras comunidades messianicas estão se formando.

Uganda
Os hebreus abayudaya de Uganda são um grupo que abraçou com entusiasmo o hebrewísmo em tempos relativamente recentes, datando apenas de 1917.

Zimbabwe
Os hebreus de Rusape, antiga reivindicação Zimbabwe conexões hebraico tribais, na verdade, eles afirmam que a maioria dos negros africanos (especialmente os povos bantu) são realmente de origem hebraica antiga. No entanto, a prática ativa do hebrewísmo na comunidade Rusape remonta ao início do século XX, neste caso, 1903. Este grupo acredita que a maioria dos povos Africano são descendentes das 12 tribos perdidas de Israel e que a maioria dos africanos têm práticas hebraicas.

Para aqueles que desejam se informar melhor sobre os hebreus da africa e o pós-exilio para as Américas o livro From Babylon to Timbuktu (da babilonia para o Timbuctu) escrito por Rudolph Windsor, nos revela detalhes interessantes sobre essa peregrinação e a escravidão do povo escolhido de YAH, da Africa para as Américas.

E o livro The Valley of dry bones(O vale de ossos secos) desse mesmo autor explica as condições espirituais e fisica que os israelitas se encontram nas terras de sua captividade segundo a profecia de Ezequiel 37.


-->
Na africa há uma diversidade de tradições e costumes biblicos entre diversas tribos que alguns escritores relatam que parece até estarmos lendo e vivendo páginas inteiras dos primeiros cincos livros da biblia, e para relatarmos
todos esses costumes e tradições precisariamos de um estudo extra, mas num dos ritos mais antigos que era o culto dedicado a YAH vemos a presença marcante de alguns dos elementos que sobrevivem até hoje entre as religiões consideradas afro-diaspora

Qual a relação entre os cultos afro-diaspora e os ritos dos antigos hebreus?

Muitos podem talvez até se assustar com esse tipo de pergunta, mas para aqueles que estão familiarizados com os estudos do chamado “antigo testamento”creio eu que essa pergunta não é tão inacessivél assim.
Este módulo tem a intenção de mostrar que a diversidade dos ritos praticados atualmente entre os seguidores dos cultos afro-diaspora está muito mais ligado aos costumes dos seus ancestrais ou seja os hebreus israelitas do que a maioria possa imaginar, vários dos costumes incorporados principalmente entre os seguidores do candomblé foram herdadas de seus ancestrais os antigos hebreus-israelitas, muitos desses costumes como vamos estudar abaixo sobreviveram por longos anos

Há aqueles que defendem que os ritos dos seguidores do candomblé vieram de trdições egipcias, acreditamos que boa parte sim, pois os hebreus viveram boa parte da sua jornada entre os egipcios, mas os sacrificios de animais relatados por todo o livro de Leviticos e outros era pratica comum entre os antigos hebreus israelitas, pois no antigo Egito o sacrificio de animais era algo não praticado entre os egipcios, os egipcios normalmente não costumavam sacrificar animais mas sim deificá-los.

No antigo Israel havia diferentes tipos de oferendas
  •  Oferendas de animais, (expiação dos pecados e Holocausto{sacrificio pacifico, agradecimentos}
  • Oferendas de flor de farinha
  • Oferendas das primicias.   
As oferendas se destinavam a perdão de pecados, agradecimentos por dádivas recebidas, ofertas de cheiro suave (incensários), libações Lev 23;13

As oferendas eram para serem temperadas com sal,Lev.2.13 *mel e fermento eram proibidos na oferenda* Levitico 2:11

Os sacrificios só podiam ser praticados pelo sacedorte,

O sacedorte era o primeiro a ser servido. Todas as partes do animal serviam de alimento, a gordura e o sangue era pra ser oferecido como sacrificio diante de YAH

Levitico cáp. 1
 -"Os sacrificios de sangue e gordura eram praticados somente pelos sacedortes num lugar aparte, o povo costumava ficar do lado de fora da congregação".

Queimações de incensos

Leviticos 2.1 
-"E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos a YAH, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela"
a queima de incenso (composto de ervas aromaticas ) é muito comum nos cultos afro-diaspora atualmente

Lugar do culto
Levitico 4
O lugar do culto costumava ser num arraial (terreiro) também chamado de tenda da congregação e os participantes costumavam estar descalços.

Asperção do sangue sobre o altar, sobre os sacedortes e sobre o povo!
Leviticos 4.17 Leviticos 8:24 e 30 Lev.16;16

O holocausto deveria ser queimado toda a noite até pela manhã!
Leviticos 6:9

As vestes de  linho,  turbante(tiara) , calções de linho para os sacedortes!
Ezequiel 44 
 Levitico 6:10 16:4 e.Ezequiel 44 ;17-20......

Descrição da roupa dos sacedortes para ministrarem diante do povo

Levitico8:5-9

Urim e o Tumim
Objetos sagrados do culto usados pelos sacedortes para  respostas á questões de importância nacional  
Toda vez que os sacedortes costumavam consultar a YAH eles lançavam sorte dessas pedras (muito parecido com jogo de búzios) para saber qual a vontade de YAH, (  Urim a resposta era Sim e para o Tumim a resposta era NÃO) 
Lev.8.8 Ex.25.16 Ex.31.18 Deut.33:8-10 Isa.14;36-42

Seu Uso. É digno de nota que o Urim e o Tumim devessem ficar sobre o coração de Arão quando ele 'entrasse perante YAH', o que sem dúvida se referia a Arão pôr-se de pé no Santo, diante da cortina do compartimento Santíssimo, ao indagar de YAH. Sua localização, "sobre o coração de Arão", parece indicar que o Urim e o Tumim eram colocados na dobra da veste, ou bolsa, formada pelo peitoral dobrado. Destinavam-se aos "julgamentos dos filhos de Israel" e eram usados quando uma questão de importância para os líderes nacionais e, por conseguinte, para a própria nação, precisava duma resposta de YAH. Sendo o Legislador de Israel, YAH daria uma resposta ao sumo sacerdote sobre o proceder correto a seguir em qualquer assunto. - Êx 28:30.
Vários comentaristas bíblicos crêem que o Urim e o Tumim eram sortes. Estes são chamados de "as sortes sagradas" na tradução, em inglês, de James Moffatt, de Êxodo 28:30. Alguns supõem que consistiam em três peças, uma com a inscrição "sim", outra com "não" e a terceira em branco. Estas seriam retiradas, fornecendo a resposta à pergunta proposta, a menos que a peça em branco fosse tirada, caso em que não havia resposta. Outros acham que talvez fossem duas pedras achatadas, brancas num lado e pretas no outro. Quando lançadas, dois lados brancos significariam "sim", dois lados pretos "não", e um preto e um branco significariam nenhuma resposta. Em certa ocasião, quando Saul indagou por meio do sacerdote se devia prosseguir no ataque aos filisteus, ele não recebeu resposta. Achando que alguém dentre os seus homens havia pecado, ele suplicou: "Ó Altissimo de Israel, dá Tumim!" Saul e Jonatã foram separados dos que estavam presentes; depois disso, lançaram-se sortes para se decidir entre os dois. Neste relato, a súplica: "Dá Tumim", parece ser à parte do lançamento das sortes, embora talvez dê um indício de que havia alguma relação entre as duas coisas. - 1Sa 14:36-42.

Costume de ficar descalço* em lugar de culto (santo) 
Exodo 3:5

Os 7 dias de consagração dos sacerdortes (não podiam sair do terreiro) 
Lev.8:33
Cultos verspertinos (geralmente começa sexta-feira ao anoitecer)
Lev.23;32 
-"Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado". Lev.6.9

O uso do tamboril e danças
Exodos 15: 20  
-"Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças". 

II Samuel 6
14 -"
E Davi dançava com todas as suas forças diante de YAH; e estava Davi cingido dum éfode de linho".

-Todas essas práticas e costumes acima citados e vários outros, podemos observar atualmente entre os praticantes dos cultos afro-diaspora, mas:

-" De acordo com as escrituras alguns desses ritos só poderiam ser praticados no lugar determinado por YAH que é em Yahrushalayim conforme Deuterenomio 12; 6-14, todo rito praticado fora das localidades descritas por YAH, não são aceitos por ele. Desta forma se continuarmos praticando esses ritos fora do lugar determinado é a demonios que estamos cultuando, que isso fique bem claro entre os leitores, pois não estamos instigando ninguém á prática desses ritos mas simplesmente estamos mostrando a conexão que havia entre os ritos hebraicos e os que hoje conhecemos como ritos afro-diaspora. 

Leia Levitico 17;7 e Deut.32:17  e além disso

Yahoshua o Messiyah ao se entregar por nós, anulou o sacrificio de animais para perdão de pecados, atualmente ele intercede por nós diante do PAI, não há mais necessidades de sacrificios de animais para perdão de pecados, porque se agirmos desse modo estaremos anulando o sacrificio de YAHOSHUA, mas a desobediencia é algo que tem permaneceido desde os tempos remotos entre o nosso povo, se voce estudar atentamente as escrituras vai perceber que desde o inicio os antigos israelitas eram um povo desobediente, eles costumavam incluir elemenos mistos ao culto a YAH. 

Jeremias 44 fala sobre os israelitas cultuando a rainha dos céus, oferecendo sacrificios a ela, já em Ezequel 8 lemos sobre os sacedortes de YAH, cultuando e adorando o deus sol e assim por diante... , muita das vezes as escrituras se referem aos hebreus como um povo rebelde e de dura cerviz .

Ezequiel 3: 4-7
-"4 E disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras. 5 Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel; 6 Nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos. 7 Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração 8 Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte. 9 Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde.
  
"Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."


Nenhum comentário: