segunda-feira, 1 de junho de 2009

Paralelo da escravidão

A história da nação israelita deu iniciou na terra de Cam localizada no antigo Egito. Israel peregrinou 430 anos no Egito, quando eles entraram na terra do Egito eram um total de 70 pessoas (isto incluindo José e sua familia), e eles partiram do Egito enumerando para mais de um milhão de pessoas. A história de Israel no"egito" começou com José. José era um dos 12 filhos de Jacó.
Ele foi vendido como escravo ao Egito pelos ismaelitas, José foi o primeiro escravo israelita na terra do Egito.
Caso José não tivesse sido vendido como escravo aos egipcios, a história dos israelitas (no Egito) não teria sido a mesma que hoje conhecemos.

Agora vamos examinar a existência de um paralelismo entre a primeira captividade dos hebreus no Egito e a sua última captividade que se deu nas Américas, vamos começar com a profecia de
Deut. cáp.28 v.68, que declara o seguinte:

Deut.28-68 " E YAH te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te disse: Nunca jamais o verás, sereis ali oferecidos para venda como escravos e escravas aos vossos inimigos, mas não haverá quem os compre."

Nas postagens anteriores tenho sempre dito que essa maldição identifica o povo de Israel nas Américas, mas preste atenção que logo no inicio deste versiculo,  Lemos que YAH prometeu levar Israel de volta ao Egito, mas dessa vez em NAVIOS.

Esta profecia foi dada aos israelitas quando eles ainda estavam começando a sair da escravidão fisica do Egito.
Israel caminhou até ao Egito a pé seco, e da mesma maneira poderia ter retornado, porque durante os tempos biblicos( e até antes da construção do canal do Suez em 1865 que liga Israel ao Egito) Israel e Egito era uma massa continua de terra.
Então porque é que YAH mencionou que eles retornariam ao Egito em NAVIOS ????
Muito simples, YAH iria mandar seu povo mais tarde de volta a um cativeiro muito parecido com o que eles tinham acabado de deixar no Egito, mas dessa vez eles seriam levados cativos em NAVIOS e desta vez PARA AS AMÉRICAS.

Tome nota de que neste verso é descrito que Israel seria vendido aos seus inimigos, e não que eles seriam vendido aos egipcios. Isto nos mostra que a menção de "Egito" neste verso não significa a terra fisica localizada no Nordeste da Africa, mas sim uma escravidão espiritual que é o reflexo da primeira escravidão egipcia. Egito é simbolismo de servidão (escravidão) para os israelitas.
Egito é descrito como:
  • a casa de servidão (Exodo 13:3,13 20:4, Deut 5:6 7:8 26:6)
  • A fornalha de ferro (Deut.4:20)
  • Fornalha de aflição (Isaiah 48;10) e sinonimo de dura escravidão.
Deuteronomio 28:68 nos mostra que Israel iria para uma capitividade paralela a Egipcia, mas em NAVIOS, isso aconteceu aos hebreus ("PRETOS") no Hemisfério Ocidental, com o advento do Transatlantico tráfico negreiro. Em lugar algum das escrituras encontramos que a passagem de Deut.28:68 tenha ocorrido durante tempos biblicos.
Porisso vamos comparar os paralelos entre a primeira e a última captividade dos hebreus.
 Nota: 
-"estarei começando este tópico com José no Egito porque foi através dele que a história dos israelitas no Egito teve inicio. Porisso vou mencionar alguns tópicos que aconteceram à José tornando-o assim um simbolo das coisas que posteriormente iriam acontecer a seu povo".

José foi vendido pelos Ismaelitas (arabes) aos Egipcios, como escravo. (Genesis 37:27-28 e 39:1) 
Esse foi o inicio da história dos israelitas no Egito.

1B. Os hebreus foram vendidos como escravos aos arabes 1000 anos antes da chegada dos europeus. Foram os arabes que primeiro revenderam os hebreus para os europeu (portugueses)

Gravuras ou desenhos do mercado escravagista arabe na Africa são dificeis de encontrar, mas o historiador Paulo Lovejov estima que mais ou menos uns 9.85 milhões de hebreus "africanos" foram transportados como escravos para a Arabia e em proporção menores para o sub-continente da India. Lovejov descreve : Entre 650 e 1600 AC uma média de 5000 hebreus "africanos" foram transportados pelos arabes.

Isso nos dá uma soma de 7.25 milhões, entre 1600 e 1800 outros 1.4milhões de hebreus foram transportados pelos arabes. O século 19 representa o ponto culminante do tráfico arabe aonde pra mais de 120.000 de hebreus embarcavam anualmente. A soma total somente para o século 19 foi de 1.2milhões de escravos para a Arabia. De acordo com Lovejov, outros 4.1 milhões de hebreus "africanos" embarcaram nas direções do mar vermelho seguindo para o golfo do Pérsico e India". Esse tráfico também, com a notavél excessão de alguns portugueses, teve envolvimento na aréa de Moçambique, e a partir dos séc. 18 e 19 a França exportava para as ilhas no Oceano Indico aonde eles controlavam e eram administrados por mulçulmanos arabes", acréscimo de Duncan Clarke. Os arabes continuadamente compravam e vendiam escravos hebreus através do sul do Sudão e de outros países arabes.

2A O nome de José foi mudado pelo Faraó para Zafanate-Paneia.

2B A mudança dos nomes dos hebreus (pretos) era uma prática muito comum aqui nas Américas. Se me permitam a correção , essa mudança era quase que uma regra. Era muito mais do que apenas comum, se você ler qualquer narrativa de escravos verá que era prática comum seus senhores lhe mudarem os nomes. Não estou certo do significado do nome que Faraó deu a José, alguns dizem que é o "salvador do mundo" mas com toda a certeza se não for esse o significado duvido que não tenha alguma ligação com o nome dos "deuses" do Egito. Sabemos, com certeza que muito dos nomes que recebemos nas Américas era de acordo com a religião "deuses" dos senhores "cristaõs". E muito dos nomes que recebemos era de acordo com a herança deles.


3A. José foi posto no carcere porque a esposa de seu senhor queria dormir com ele, mas como ele a recusou, então ela mentiu e disse que ele a tinha forçado ( genesis 39:7, 10, 12, 19, 20 ).

3B. Soa bastante intimo para qualquer um que seje familiar com a história dos hebreus (afro-americanos) nos EUA. Existem vários homens hebreus que foram acusados de estruparem ou terem tido relações sexuais forçadas com mulheres brancas *esposa dos senhores*. 
A maioria dos acusados foram linchados, mortos, e muitos mandados para a cadeia
Mesmo após a escravidão muitos homens hebreus e varias cidades dos hebreus foram destruidas porque "mulheres brancas" os acusavam falsamente, de a terem seduzido.

4A. Os filhos de Israel tiveram um crescimento populacional muito grande no Egito. Os egipcios ficaram amendrotados com esse crescimento porque eles temiam que Israel se aliaria aos seus inimigos e guerreasse contra eles.

4B. A população dos descendentes de escravos no Hemisfério Ocidental em 1950 era estimada em 48.000.000. A maior história de sucesso em números entre comunidades hebréias no Novo Mundo era nos EUA. 1808 quando foi abolido o tráfico negreiro" legal" com a Africa, existiam pra mais de 1.000.000 hebreus na América do Norte. No ano de 1865 quando terminou o mercado escravagista existiam para mais de 4.5 milhões (um aumento populacional de 3.5milhões). Em 1950 havia 15 milhões e em 1990 pelo menos 30 a 35 milhões de hebreus na América do Norte. Aproximadamente 24 1\2 - 29 milhões de aumento populacional em apenas 12 anos.

A maior parte dos escravos que foram levados para o Ocidente foi parar na América "Latina" ou seja no Brasil. 
A América do Norte recebeu a menor parte dos escravos trazidos aqui para esse Hemisfério.
A população hebréia (os chamados afro-americanos) é o resulatado do crescimento natural
Ser considerado afro-americano, significa que você é descendente de escravos que foram aqui interpostos.
O governo americno sempre teve medo de nos aliarmos a um de seus inimigos e guerreamos contra eles. Durante a guerra da revolução, o governo pensou que os hebreus fosse se unir as forças britanicas, ou talves com a India, ou talvez aos comunistas e assim por diante. Atualmente o governo teme qualquer tipo de movimento "pro-negro". Assim como Faraó eles acreditam que nós podemos nos unir aos seus inimigos e os atacarmos. O governo tem tido desde a escravidão receio disso.

5A. Egipcios colocaram pesados fardos nos hebreus, eles contrataram capatazes para vigiarem aumentar a carga e o ardor do trabalho escravo. (Exodo 1:11-14)

5B. Escravidão nas Américas era conhecida como "instituição peculiar"; Também ficou conhecida por ter sido a pior forma de escravidão jamais existente. Escravidão no Ocidente foi muito dura, os escravo trabalhavam o dia inteiro e também parte da noite debaixo de condições desumanas. Os antigos egipcios asseguram capatazes sobre os antigos hebreus. 
Nas américas os capatazes são chamados de supervisores. O trabalho de ambos, tanto do capataz egipcio como do supervisor americano é manter os escravos em "linha". 
Ambos asseguram o trabalho dos hebreus no campo. Ambos tornaram o trabalho dos escravos mais arduo, pois eles iam até o limite. Os supervisores das plantações nas américas eram de uma forma geral brancos que destratavam e torturavam nosso povo de tal maneira a ponto de conseguir mais e mais rendimentos. Os capatazes e os supervisores eram responsáveis pelas chicotadas que os escravos recebiam. É tarefa dos capatazes e supervisores certificar-se de que os escravos dariam conta de suas tarefas. A tarefa dos antigos capatazes era a mesma dos supervisores atuais nas Américas.

6A. Os hebreus peregrinaram mais de 400 anos no Egito, para ser mais exato 430 anos.(Exodo 12:40

6B. Os hebreus peregrinaram mais de 400 anos nas Américas.
Os primeiros escravos foram transportados para a América do Sul a partir do ano 1500. Já na América do Norte os primeiros escravos foram levados primeiramente para as colonias inglesas da Virginia Ocidental em 1619, apesar de que outras colonias assim como a espanhola já tinha trazido escravos até aqui.

7A. De acordo com muitos estudantes e egiptologistas, a libertação dos hebreus se deu através do reinado de Pharaó Rameses II (Filho de Seti I).

7B. Os hebreus (afro-americanos) foram libertos da escravidão sob a presidencia de Abraham Lincoln. Mas a verdade é que nem Lincoln nem Rameses queria libertar os escravos hebreus. Pharaó Rameses tornou isso conhecido em Exodo 14:5 aonde ele declara
"Sendo pois anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Pharaó e dos seus oficiais contra o povo, e disseram: Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir?
Lincoln tornou conhecido o seu parecer que ele não queria libertar os escravos ao fazer o seguinte pronunciamento: 
"Se eu pudesse salvar a união sem precisar libertar nenhum escravo, eu faria".

Ambos,tanto Lincoln como Rameses se tornaram conhecidos como grandes lideres de seus países (EUA e EGITO). 
Rameses é mais conhecido como Rameses o Grande..... muitos historiadores chamam Lincoln de o maior presidente que os EUA já teve. 
Israel foi liberto da escravidão durante o reinado do maior Pharaó do Egito e nós fomos libertos do mercado escravagista durante o "reinado do maior presidente dos EUA".

8A. Os hebreus antigos construiram cidades-celeiros para Pharaó como : Rameses e Pitom *exodo 1:11

8B. Os hebreus dos dias atuais construiram muitas das cidades dos EUA, mas também construimos a cidade-celeiro "capitol" em Washington D.C. 
Isso foi revelado em um recente artigo. Abaixo um pequeno trecho do relato:

WASHINGTON (AP). " Alguns trabalhadores que ajudaram a construir a casa branca e o Capitol, duas marcas nacionais de democracia e liberdade, na verdade não eram totalmente livres. Pois eram escravos. 
Na quinta-feira uma estação local de televisão reportou que tem os comprovantes de pagamentos que provam este facto. 
Historadores sabem disso há anos, que os proprietários locais recrutavam escravos para ajudar a construir a residência do presidente e a casa dos congressistas, mais detalhes de seus trabalhos foram arquivados por gerações em livrarias.

Na quinta-feira, WRC-TV, proprietário da estação NBC em Washington, reportou que obtem comprovantes de pagamentos encontrados no Departamento de tesouraria dos arquivos nacionais
A estação reportou que os dois projetos de construção empregaram 650 trabalhadores por oito anos, incluindo 400 escravos e mais de 50 negros" livres".
Os escravos receberam $5 por mês, quantia essa que era entregue aos seus senhores, que eram os seus contratadores, declarou a reportagem".
Assim como declarei anteriormente, tentei mostrar o paralelismo existente entre os hebreus no Egito e nas Américas.
Existem outros paralelos que irei acrescentar quando eu tiver feito mais pesquisas sobre esses factos.
Facto é que segundo a profecia de Deut.28:68 diz que Israel voltaria ao EGITO EM NAVIOS, e isto se deu quando milhões de homens, mulheres e crianças foram roubados do Continente da Africa e transportados para o Hemisfério Ocidental em NAVIOS, esse foi o cumprimento da PROFECIA e daí a existência desse paralelismo entre ambas as captividades.

Texto original escrito em ingles por Obadiyah Ysrayl www.israyliteheritage.org
e traduzidos para o português por: Miryahm Ysrayl ... miryahmmigdala@gmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

O objetivo era salvar a união e não necessariamente continuar a escravatura, segundo o texto:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/secessao.htm

(*) Lincoln numa carta ao Ne York Tribune, escrita 17 meses depois da guerra ter andamento, afirmou: "Meu principal objetivo nesta luta é salvar a União e não salvar a escravidão nem destruí-la; se eu pudesse salvar a União ao preço de não libertar um só escravo, eu o farias; e se pudesse salvá-la libertando todos os escravos, eu faria; se pudesse salvá-la libertando uns e abandonando a outros, também o faria" (cit. Por Willi Paul Adams "Los Estados Unidos de America,1979, pag.100)

Teresa C. disse...

Os africanos não foram roubados da Africa para serem trazidos para a America - eles foram vendidos por outros africanos seus irmãos, assim como Josè foi.

Quando li sobre o pagamento dos escravos africanos e a retenção da maior parte do salário pelos donos, me lembrei dos medicos cubanos trazidos ao Brasil, cujos salarios serão retidos pelos donos, isto é pelo governo cubano.
Passaremos para a historia como aquele país que explorou a não de obra escrava em pleno seculo XXI
A historis sempre se repete, mas nunca exatamente igual.

Anônimo disse...

exodo cap 1 nos afirma q os q entraram 'com jaco' foram 70, (71 com o patriarca), e jose com seus filhos nao astavam entre os 70.
totalizando 75; pois jose e seus filhos somam 4 almas, 71+4=75.